Cultura
Fotografia Artística | Quando o inesperado guia a foto
Publicado
3 anos atrásem
Por
Ricardo Esteves
Abril de 2008. Era um trabalho como qualquer outro e eu estava checando os últimos detalhes do equipamento que iria levar para uma missão fotográfica. A organização precisava ser perfeita, pois iria montar um estúdio fotográfico na butique art déco de um tradicionalíssimo fabricante de chocolates e dos famosos macarrons franceses. Essa empresa familiar existe desde 1913 e a quinta geração havia decidido inovar. Como, na França, a Páscoa é logo depois do Natal, é um momento em que as vendas de chocolates explodem, a família lançou um concurso para escolher clientes que seriam fotografados e a foto exposta na decoração da vitrine. Fiz alguns bons amigos durante essas seções de foto. Um deles foi o Laurent. Quando disse que a família inovava, não estava brincando, pois Laurent pediu para posar com roupas, cabelo e maquiagem femininos. E foi aceito.
Na base de minhas fotos de retrato há sempre uma boa conversa. A foto começa aí. Conversa vai, conversa vem, Laurent, sabendo que eu era fotógrafo de moda e se sentindo à vontade na sessão de fotos, contratou-me para fazer seu book. Ele desejava entrar no mercado da moda, enquanto modelo masculino, vestido com roupas femininas. Aceitei o desafio. Alguns dias depois, começamos um trabalho fotográfico que durou exatos 7 anos. O book se transformou em um trabalho autoral composto de 47 fotografias expostas em Paris e Londres, algumas das quais foram adquiridas por importantes colecionadores no Brasil e na França. Duas fotos fazem parte da coleção Joaquim Paiva que está sendo doada para o MAM, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

A fotografia artística com Laurent
Durante anos fiquei me perguntando porque comecei a retratar uma pessoa tão sofrida, com uma escolha de vida tão difícil. Isso porque, Laurent, que se vestia com roupas femininas, passou a tomar hormônios, deixou seu trabalho, adotou um nome feminino, operou-se e tem um companheiro. Posso afirmar que a energia que emanava dessas seções fotográficas nem sempre era fácil de segurar. Mas, quando trabalhamos com emoções, o psicológico, a arte, com o nosso interior e o interior de nosso sujeito, as respostas podem tardar. Mas chegam, certamente, um dia.
Hoje, anos depois dessa aventura, sei que nem sempre escolhemos o tema, o objeto, o sujeito de uma fotografia. Quem escolheu quem? Foi o Laurent que me escolheu, foi o tema que se impôs a mim (talvez já estivesse na minha cabeça sem que me desse conta), foram as emoções ligadas a essa história de vida que me sugaram? Certamente não foi um assunto fácil, uma senhora já quis me agredir em uma exposição, algumas pessoas desviam o olhar. E, no entanto, ali está um ser humano. Simples assim.
Conversando com colegas fotógrafos, dei-me conta que não sou o único a ser escolhido por um tema. O artista, depois, vai sendo levado e mais tarde tenta tomar, tanto quanto possível, o controle do processo, sem saber exatamente qual será seu desfecho. O caminho pode ser longo, pode ser exaustivo, demandar muita reflexão e aceitação. Então, para começar a construir uma obra é preciso primeiro escolher o tema? Parece que não é assim tão simples, não é? Então, porque segui nesse caminho?
Certezas?
Não tenho muitas certezas, mas imagino que, após ter fotografado mulheres belíssimas durante tantos anos, o desafio de captar a feminilidade de um homem que se transformava em mulher pouco a pouco, me cativou. Laurent não sabia agir como uma mulher, tentava mimetizar o que via nas revistas, parecia afetado, exagerava em uma feminilidade pouco natural. As primeiras fotos do book ficaram desesperadoramente feias. Eu não conseguia uma conexão, estava sendo vencido, não conseguia entrar na foto. Até que chamei uma amiga, produtora de moda, que, pouco a pouco, foi ensinando Laurent a se vestir como mulher, se comportar como uma mulher diante da câmera.

O segundo motivo veio depois: fiquei sensibilizado com o sofrimento de uma mulher presa, segundo suas próprias palavras, em um corpo de homem. Era um sofrimento como tantos outros, guerra, pobreza, depressão, desemprego… Mas, para que as fotos expressassem o que deveriam expressar eu precisava absorver essa energia. Muitas vezes chegava em casa com dor de cabeça, com peso na alma.
A história do meu personagem não cabe em uma caixa cronológica. Como David Lynch, preferi deixar ao expectador a liberdade de lidar com esse mistério ou ordenar a sequência de fotografias. Ainda que isso incomode algumas pessoas. Na sua criação artística, você já se deparou com uma situação como essa, ainda que em pequena escala? Pode me escrever se quiser dividir essa experiência.
Ademais, leia mais:
Fotografação | CRÍTICA
Fotografia Artística | Um fotógrafo e seu Rio de Janeiro
Fotografia Artística | A fotografia e a alucinação do artista
Ricardo Esteves é fotógrafo artístico, curador e mentor, franco-brasileiro baseado em Paris. Instagram: @ricardoestevesbr / www.ricardoesteves.com E-mail: ricardo@ricardoesteves.com

Você pode gostar
Walter Carvalho | Com entrada franca, exposição ‘Iluminuras’ é prorrogada
Última semana para se inscrever na Bolsa de Fotografia ZUM/IMS
Getty Images anuncia 85 mil dólares em prêmios para fotojornalistas
IMS oferece bolsa para projetos de fotógrafos
Mergener Mendes, da Nove Zero Nove | “Os rótulos são prisões. Nenhum rótulo é suficiente para definir um ser humano.”
Um fotógrafo e seu Rio de Janeiro
Cultura
HBO MAX divulga imagem da estrela de sua primeira novela
HBO MAX divulga primeira imagem de Camila Pitanga como protagonista da primeira novela da plataforma.
Publicado
1 hora atrásem
2 de outubro de 2023Por
Livia Brazil
A HBO Max vai lançar sua primeira novela nacional. Criada e escrita por Raphael Montes e com direção geral de Maria de Médicis, Beleza Fatal ainda não tem data de lançamento anunciada. Produzida pela Coração da Selva para a Warner Bros. Discovery, a novela tem um enredo de busca por justiça, que se passa no agitado mundo da beleza e dos tratamentos estéticos.
A saber, a protagonista será Camila Pitanga. O elenco traz ainda outros nomes conhecidos do grande público, como Giovanna Antonelli, Augusto Madeira, Vanessa Giácomo, Murilo Rosa, Camila Queiroz, Herson Capri, Julia Stockler. Além disso, ainda tem Breno Ferreira, Manu Morelli, Kiara Felippe, Santiago Acosta Cis, Naruna Costa, Georgette Fadel, Marat Descartes, Patricia Gasppar, Luciano Chirolli, assim como Fernanda Marques, Reinado Junior, Mariana Molina, entre outros.
Enredo
Camila será Lola, uma típica vilã que amamos odiar. Com 32 anos, é uma mulher de classe média, ambiciosa e cheia de planos. Trabalha como secretária na clínica de Rog (Marcelo Serrado), um médico esteticista que tem métodos escusos e é amigo de Benjamin (Caio Blat), um cirurgião plástico. Lola se casa com Benjamin, de olho no seu dinheiro e poder. Isso com a finalidade de abrir uma clínica de estética com seu nome, a Lolaland.
A HBO Max acaba de divulgar as primeiras imagens da atriz Camila Pitanga caracterizada como Lola (imagem em destaque). A atriz mudou o cabelo e trará um visual diferente do que o público está acostumado a vê-la. A produção terá 40 capítulos e começou a ser gravada este mês em São Paulo. Quando tivermos mais notícias, traremos para vocês!
Ademais, leia mais:
HBO MAX anuncia ‘Como água para chocolate’, série original baseada no romance de Laura Esquivel
Notícias Populares | Série sobre jornal de São Paulo estreia no Canal Brasil

HBO MAX divulga imagem da estrela de sua primeira novela

Aquarius revela os lançamentos de Outubro da plataforma

‘O Admirável Sertão de Zé Ramalho’ brilha no Teatro Prudential

Confira alguns destaques do Festival do Rio 2023
Cultura


HBO MAX divulga imagem da estrela de sua primeira novela
HBO MAX divulga primeira imagem de Camila Pitanga como protagonista da primeira novela da plataforma.


Aquarius revela os lançamentos de Outubro da plataforma
A Aquarius é a mais nova plataforma de streaming do Brasil. É a primeira plataforma de streaming brasileira dedicada exclusivamente...


‘O Admirável Sertão de Zé Ramalho’ brilha no Teatro Prudential
“O Admirável Sertão de Zé Ramalho” é um bom musical que oferece uma bela parcela de diversão e, ao mesmo...


CCBB comemora 34 anos em outubro com programação diversa
O CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil, comemora 34 anos com programação diversa para todas as idades. Venha conferir!
Crítica


Notícias Populares | Série sobre jornal de São Paulo estreia no Canal Brasil
A série Notícias Populares estreia essa sexta-feira, 29 de setembro, no Canal Brasil. Ela mostra o dia a dia da...


‘Jogos Mortais X’ aprofunda em John Kramer
Prepare-se para mergulhar novamente no macabro universo dos “Jogos Mortais” com a estreia do tão aguardado décimo filme da franquia...


‘David Contra os Bancos’ é mensagem divertida contra a ganância
Divertido, simples e funcional


Crítica | ‘Resistência’ é ficção importante para o mundo real
John David Washington convence como herói do futuro
Séries


DNA do Crime, conheça a primeira série brasileira de ação policial da Netflix
Teaser mostra o tom da história - e promete


Crítica | One Piece, a série, primeira temporada na Netflix
Fidelidade e diversão


HBO Max anuncia ‘Como Água para Chocolate’, série original baseada no romance de Laura Esquivel
Estrelada por Irene Azuela, Azul Guaita, Ari Brickman e Ana Valeria Becerril, a produção iniciou as filmagens nesta semana, no...


Série ‘One Piece’ é renovada na Netflix, saiba mais
Criador confirma a boa notícia
Literatura


Confira a resenha do livro ‘Eu Protesto’, por Paty Lopes
Obra traz olhares significativos


Tonico Pereira discute etarismo e representatividade de idosos
No dia 26 de setembro, terça-feira, o ator Tonico Pereira participará de uma conversa sobre o etarismo e a representação...


Os Cachorros do Parque | por Paty Lopes
“Os Cachorros do Parque”. Cães são para além de bichos de estimação. Impossível esquecê-los, são responsáveis por momentos bons em...


Aonde Mora a Vovó?, por Paty Lopes
Um bom livro infantil
Música


Hélder Viana lança o single ‘Você me Ama’ com participação de Flávio Venturini
O cantor, compositor e violonista mineiro Hélder Viana está com trabalho novo. “Você me Ama” é uma canção de amor...


‘NSYNC lança música após 20 anos
"Better Place" está na trilha sonora de "Trolls 3 - Juntos novamente".


The Wailers fazem turnê no Brasil em novembro
No próximo mês de novembro, a banda de reggae, The Wailers, retornará ao Brasil. Dessa vez, traz Mitchell Brunings, reconhecido...


Jards Macalé apresenta ‘Coração Bifurcado’ no Circo Voador
Show acontece no dia 29 de setembro
Tendências
- Cinema2 meses atrás
São Miguel Arcanjo, o Anjo Maior | Crítica
- Literatura2 meses atrás
O Mapa da Poesia – Óbidos: Livro viaja pela pitoresca cidade portuguesa
- Crítica2 meses atrás
Essência feminina conduz novo álbum de IZA: AFRODHIT | Crítica
- Cinema2 meses atrás
‘Totally Killer’, mescla de slasher com comédia, chega na Prime Video em outubro
- Literatura2 meses atrás
Bienal do Livro RJ 2023 | Confira as dicas de debates (pt. 1)
- Cinema2 meses atrás
Animação ‘A Fada do Dente’ ganha data de estreia e trailer oficial
- Crítica1 mês atrás
‘O Homem que Engoliu um Chip’ oferece uma abordagem teatral envolvente
- Crítica3 semanas atrás
‘Cordel Camará’ é um show de referências, por Paty Lopes