Conecte-se conosco

Literatura

(Auto)liderança antifrágil | Conheça uma metodologia para ter mais foco

Publicado

em

Capa de Autolideranca de antifragil

Foi em um momento sensível fora do trabalho que o gestor de projetos Victor de Almeida Moreira buscou inspiração na área profissional para ter sucesso no maior compromisso que poderia assumir: a própria vida. A metodologia desenvolvida pelo especialista, que liderou equipes em empresas como Vale, Deloitte e Anglo American, está no livro (Auto)liderança antifrágil, publicado pela Editora Gente.

Victor propõe soluções para os problemas consequentes de um mundo cada vez mais volátil e instável. Falta de foco, paralisia diante da pressão, acúmulo de tarefas e estagnação são alguns exemplos de obstáculos que podem ser driblados com a metodologia 5 As: autoconsciência, autorreflexão, autorresponsabilidade, autoignição e autorregulação.

Um capítulo é destinado a cada uma das etapas do método. Segundo o autor, o primeiro passo é a autoconsciência porque é nela que tudo começa. “Ela é a base do seu projeto de vida, os alicerces nos quais você se estruturará e viverá os seus dias”, explica. Victor criou dois princípios essenciais para desenvolver esta habilidade: o gerenciamento de perícia e comunicação e o gerenciamento de circunstâncias.

Nesta etapa, é necessário definir com precisão quais são as suas forças e qual é o seu potencial principal, aquilo em que você é ótimo, em que pode ser considerado perito. Por isso o nome gerenciamento de perícia.
Esse processo vai apontar qual é sua função no mundo.
Nessa autoavaliação, não foque atenção apenas nas coisas em que você já é competente.
((Auto)Liderança antifrágil, p. 83)

Com referência de especialistas como Nassim Taleb, Jordam Peterson e Zygmunt Bauman, a estreia de Victor na literatura é um estímulo para que o leitor faça de si mesmo um referencial. “(Auto)liderança antifrágil é sobre isso: ser a própria referência para todas as áreas da vida”, resume.

FICHA TÉCNICA:
Título: (Auto)liderança antifrágil
Autor: Victor de Almeida Moreira
Número de páginas: 192
ISBN: 978-65-88523-49-0
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 59,90
Link de venda: Amazon

Ademais, veja mais:
Cem ruínas na esquina da poesia | Livro viaja pela fé
Confira 6 dicas de livros de poesias de novos autores
Veja o novo clipe em animação do Kaialas | Preto de Azul

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Literatura

Fernanda Ribeiro | Conheça a escritora brasileira que venceu prêmio em Lisboa

Publicado

em

Fernanda Ribeiro.

O romance “Cantagalo”, escrito pela mineira Fernanda Teixeira Ribeiro, foi a obra vencedora do 9º do Prêmio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa. Como prêmio, a brasileira terá sua obra publicada em Portugal pela editora Guerra e Paz. Além disso, participará como convidada do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, em Cabo Verde, além de receber 3 mil euros em dinheiro.

O júri foi formado por acadêmicos, críticos de literatura e escritores do Brasil, Portugal, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Timor-Leste, Guiné-Bissau e Macau. Foi, também, promovida pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e a Câmara Municipal de Lisboa. A premiação agracia, todos os anos, um original inédito de romance ou poesia escrito em língua portuguesa. Fernanda Teixeira Ribeiro é a primeira mulher a vencer o prêmio, que existe desde 2016.

A premiação

Ao longo de todo o processo de leitura e avaliação, a autoria dos romances é desconhecida. O nome do autor do romance vencedor é conhecido apenas depois de tomada a decisão do júri. O júri descreveu “Cantagalo” como “uma obra de diálogos vivos” e “uma alegoria do Brasil”. Além disso, destacou que “a condição feminina” e “a questão da escrita” atravessam o livro “como um rio subterrâneo”.

“Cantagalo” narra a trajetória de uma família mineira do começo do século 20. A família é marcada por um casamento arranjado incomum: mulher branca do baronato do café e filho de escravizada. Em ordem não-cronológica, a obra vai e vem na história do casal. Das suas descendentes e dos seus agregados para se aprofundar nos desdobramentos sociais e psíquicos da forma social escravista e do patriarcado, feridas abertas do período em questão e que permanecem nos dias atuais. A protagonista da trama é Dona Praxedes, viúva e única mulher a liderar uma fazenda de café no Alto Paranaíba, em Minas Gerais. Temida pelos empregados e vista como arrogante pelos parentes, ela guarda um segredo sobre sua família.

Todavia, a obra ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

A autora

Fernanda Teixeira Ribeiro foi a primeira mulher a vencer o Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novas Obras em Língua Portuguesa, com o romance “Cantagalo”. Nascida em 1984 em Uberaba, no estado de Minas Gerais, no Brasil, é bacharel em Comunicação Social e doutora em Ciências do Desenvolvimento Humano. Atua como pesquisadora no campo da neurobiologia das emoções e como jornalista e editora de ciência. Integrou o Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE) da Casa das Rosas em 2019. Faz parte do coletivo artístico In-Fâmia e é co-autora da antologia de contos “Somos Todos Perigosos” (Urutau, 2021).

POR FIM, LEIA MAIS:

IMS lança site sobre vida e obra de Carolina Maria de Jesus

‘A procura de Theo’ reflete sobre idade como definidora das experiências

 Monique Curi lança a obra ‘A virada de chave’ no Rio de Janeiro 

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading