Conecte-se conosco

Música

Mozamba | Josy.Anne apresenta seu primeiro álbum de inéditas

Publicado

em

Josyane

Cantora, atriz e diretora musical mineira, Josy.Anne lança um novo álbum: “Mozamba”. O trabalho chega nas plataformas digitais em 20 de janeiro e conta com a participação de Babadan Banda de Rua, Júlia Tizumba e o mestre Maurício Tizumba. A voz e o tambor mineiro regem a dramaturgia rítmica das canções, enquanto a percussão e beats eletrônicos se fundem a timbres de piano, violão e guitarra.

A princípio, com ancoragem na perspectiva das mulheres sobre o universo do reinado, as canções do disco foram gestadas a partir da inspiração e diálogo com as capitãs Pedrina e Ester Antonieta, a atriz Kátia Aracelle e a rainha konga Ana Luzia da Silva Moraes, todas do Massambique de Nossa Senhora das Mercês, da cidade de Oliveira, em Minas Gerais (Os Leonídeos), e da poeta, ensaísta e dramaturga Leda Maria Martins. “Mozamba se soma ao território musical contemporâneo da negra ressonância mineira de forma festiva, reflexiva e polifônica”, pondera Josy.Anne.

Link para Pré-Savehttps://onerpm.link/Mozamba

Diáspora

“Eu canto a travessia desses corpos diaspóricos com fé e festa, trago uma sonoridade inédita, simples e complexa, coisas que só o mercado independente proporciona. Trago a sonoridade do reinado como direcionamento da identidade musical das canções. A voz e o tambor costurando as melodias das palavras poéticas; a voz e as melodias vocais, misturado aos ritmos dos tambores mineiros, são os principais elementos de comunicação do disco, os ruídos e beats eletrônicos, misturado a tambores e texturas do teclado, formam uma cama para a voz e tambor mineiro”, adianta Josy.Anne sobre o disco contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Aliás, as faixas “Manganá” e “Labareda” contam com a participação da big band afro mineira Babadan Banda de Rua, como uma homenagem às tradicionais bandas do interior de Minas. Além disso, Maurício e Julia Tizumba surgem na faixa “Canela Fina”.

“Busco me conectar com artistas que estão engajados na musicalidade de seus territórios. Ter a voz de pai e filha em uma canção que fala de território é muito simbólico e emocionante, e é nesse território banto mineiro que a canção passeia. O ecossistema da música brasileira precisa vivenciar a música afro mineira na grandiosidade que ela é. Para mim, ela representa o braço cultural contemporâneo desse país”, ressalta, por fim, Josy.

Além disso, confira um clipe que une Brasil e Cabo Verde:

Ademais, leia mais:
O Pequeno Herói Preto | Enfim, projeto mescla linguagens e aborda a representatividade
Afronta! Facing it! Rincon Sapiência e a força do Afrorap
Ana Catão | “Nossa missão é trazer essa história que foi varrida para debaixo do tapete”

Música

Leoni & Outro Futuro se apresentam no Circo Voador | Hoje é dia de Festa

Show celebra os 40 anos de carreira de Leoni e os 62 anos do artista

Publicado

em

Leoni & Outro futuro em Foto de Carolina Warchavsky

Leoni & Outro Futuro se apresentam na noite de 9 de junho (sexta-feira). Será uma única apresentação no Circo Voador, palco da estreia da primeira banda de Leoni, o Kid Abelha & os Abóboras Selvagens. A princípio, o show de abertura é de seu filho, Antonio Leoni, que defende seu trabalho solo pela primeira vez, agora acompanhado de uma banda de músicos da sua geração.

“Hoje é dia de festa” é um show especial no qual Leoni vai mostrar os sucessos de seus 40 anos de estrada e, ainda por cima, recebe os amigos e parceiros para cantar com ele. Já estão confirmados nesta grande festa George Israel (parceiro dos tempos de Kid Abelha), Rodrigo Maranhão, Vinícius Cantuária, Arnaldo Brandão, Daniel Lopes, Alfredo Dias Gomes (Heróis da Resistência), entre outras surpresas. A banda Outro Futuro conta com os músicos Antonio Leoni (guitarra, teclados e vocais), Carol Mathias (baixo e vocais), Gustavo Corsi (guitarra) e Lourenço Monteiro (bateria e vocais).

Mudanças

Anteriormente, o show estava marcado para o dia 8 de abril, data em que Leoni celebrou seus 62 anos de vida, porém o artista contraiu dengue e a apresentação precisou ser reagendada para o dia 9 de junho.

O ano de 2023 traz muitos motivos para Leoni celebrar. O primeiro deles é que, há exatos 40 anos, em 1983, o Kid Abelha lançou seu primeiro compacto. Produzido por Lulu Santos, o disquinho tinha “Pintura íntima” no lado A e “Por que não eu?” no lado B, os dois primeiros sucessos de uma série de sete que fariam parte do álbum “Seu Espião”, lançado no ano seguinte. O segundo é que, há exatos 30 anos, Leoni lançava seu primeiro disco solo, depois de deixar a banda Heróis da Resistência, puxado por “Garotos II – o outro lado”, sua música de maior repercussão.

Além disso, o artista está aprontando “Vem Alegria”, o oitavo disco de sua carreira solo e o primeiro em que a banda Outro Futuro divide com ele os créditos de intérprete.

Por fim, músicas do Kid Abelha, Heróis da Resistência, da carreira solo e parcerias famosas são a base do repertório dessa grande festa de Leoni.

Serviço:

Show “Hoje é dia de festa”

Leoni & Outro Futuro (show de abertura: Antonio Leoni)

Mais informações e compra de ingressos aqui .

Circo Voador

Data: 9 de junho de 2023 (sexta-feira)

Horário: 22 horas

End: Rua dos Arcos s/nº – Lapa – RJ

Classificação etária: 18 anos (maiores de 14 anos entram acompanhados de pais/responsáveis).

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências